Link1 Link2 Link3 Link4 Link5 Image Map

[Resenha] O Projeto Rosie

Boa tarde! Hoje finalmente temos a resenha de O Projeto Rosie. Como eu disse (aqui), ele foi a minha melhor leitura de Fevereiro. Um livro realmente apaixonante, super rápido de se ler e que vale muito a pena. 

Nome: O Projeto Rosie
Autor: Graeme Simsion
Editora: Record
Páginas: 320
Classificação: 5/5
Perto de completar 40 anos, o peculiar professor de genética Don Tillman havia desistido do amor. Para acompanhar sua rotina severamente cronometrada, com esquema de refeições padronizadas, um cronograma para a execução de cada compromisso (inclusive para a prática de exercícios físicos antes de dormir) e lidar com sua falta de habilidade social, só mesmo a mulher perfeita. E ele já sabe como encontra-la. Ou pelo menos acha que sabe. Ele desenvolve o projeto Esposa Perfeita, um questionário meticuloso que irá ajudá-lo a selecionar candidatas adequadas a seu estilo de vida. Mas quando Don conhece a jovem Rosie ele descobre que nem tudo na vida pode ser programado... e que o amor pode, de repente, vir a seu encontro.


Para se ter a vida de Don Tillman, não é preciso muito esforço. Às terças-feiras come-se lagosta com salada de wasabi (seguindo um roteiro com refeições padronizadas que evitam o desperdício de ingredientes e de tempo no preparo); todos os compromissos são executados de acordo com o cronograma – alguns minutos reservados para a prática do aikido antes de dormir; uma hora para limpar o banheiro; três dias da semana reservados para suas idas à feira – e se, apesar dessa programação, algum desagradável contratempo surgir em sua rotina, não há nada que não possa ser solucionado com um novo cálculo do horário feito meticulosamente. 
Exceto as mulheres.

Ao contrário de Gene e Claudia, e pelo visto da maioria da raça humana, não me afeto emocionalmente com histórias de amor. Parece que não sou programado para esse tipo de reação. 

Até o momento, a única coisa não esclarecida pelos estudos no campo de atuação de Don, a genética, é o motivo para sua incapacidade de arrumar uma esposa. Uma namorada ao menos? Ou até mesmo uma amiga para somar ao seleto grupo de amigos de Don, formado por Gene, também professor na universidade, e a mulher dele, Claudia, psicóloga e esposa muito compreensiva.
Para solucionar esse problema do modo mais eficaz, Don desenvolve o Projeto Esposa, um questionário meticuloso que irá ajudá-lo a filtrar candidatas inadequadas a seu estilo de vida: fumantes JAMAIS, e mulheres que se atrasam por mais de cinco minutos ou que usam muita maquiagem estão fora dos critérios pouco flexíveis que o levarão à mulher ideal.
O único problema é que um questionário desse tipo exige tempo e dedicação, duas coisas que começaram a diminuir exponencialmente no cotidiano de Don desde que ele conheceu Rosie: fumante, vegetariana e incapaz de chegar na hora marcada. Ou esse era o único problema até Rosie entrar na vida de Don e – despretensiosamente, uma vez que ela nunca se candidatou ao Projeto Esposa – mostrá-lo que a mulher ideal não existe, mas o amor, sim.

- Quer uma cerveja? - perguntou ela. Uma cerveja! Às 3h. Ridículo.
- Sim, por favor.

Fica até difícil expressar o quanto eu amei esse livro. Em muitas TAGs, tinham perguntas do tipo 'um livro que te deixou feliz', e eu nunca tinha entendido até ler O Projeto Rosie. Foi uma leitura que realmente me deixou feliz, mais leve. 
Don, com seu jeito certinho e sua total falta de habilidade social, tem o maior coração do mundo. É impossível não se emocionar com a sua linda amizade com a Daphne, com as suas atitudes altruístas e sua incrível ingenuidade. Além disso eu me diverti demaaais com os personagens principais, chegando até a gargalhar. Ou seja, é o típico livro que se faz de vários sentimentos: você vai rir, você vai se emocionar, você vai se apaixonar!

- Foi o melhor dia da minha vida adulta - respondi. Rosie pareceu tão contente com minha resposta que decidi não concluir o restante da frase: "fora os dias que visitei o Museu de História Natural".

Alguns podem argumentar que o livro é um pouco previsível, mas eles narram tudo de uma maneira tão incrível que isso não desfavorece nem um pouco a leitura. Terminei a leitura pronta para espalhar para o mundo o quanto esse livro é maravilhoso e fazer todas as pessoas lerem, porque é injustiça alguém ser privado dessa felicidade que é O Projeto Rosie.

- Você me acha atraente? (...) – Na verdade não prestei atenção – respondi para a mulher mais linda do mundo.

Então sim, o melhor livro que eu li em Fevereiro e talvez até o melhor livro que eu já li na vida. Se eu recomendo? O QUE VOCÊS ESTÃO ESPERANDO PRA CORRER PARA A LIVRARIA MAIS PRÓXIMA?!


E vocês, se apaixonaram tanto quanto eu? Pretender ler o livro? Comentem! 
14

14 comentários:

  1. Parece ser muito bom hein :)

    Conheça (m):

    coisasuteisoufuteis.blogspot.com.br
    facebook.com/coisasuteisoufuteis

    Vou adorar te retribuir, bjs

    ResponderExcluir
  2. Morro de vontade de ler esse livro, já tenho ele aqui e sera uma das minhas próximas leituras

    bjos
    Pah
    Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir
  3. Fiquei com vontade de ler o livro, parece ser ótimo! Vou procura-lo, hihi.

    Beijos;
    http://julianainglaterra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Menina, menina, mega feliz aqui por comprar esse livro nessa mega promoção da Submarino, comprei a 7 reais se não me engano, fato é que tenho o livro |õ|
    Li várias resenhas, e confesso que ainda estou como você quando não leu o livro, a ansiedade é grande aqui, irei ler logo e espero que fique nos meus favoritos, mas sou meio do contra então vou ler sem muita expectativas. rs
    Beliscões da Máh ♥
    Blog
    Instagram

    ResponderExcluir
  5. Essa é a primeira resenha que leio desse livro e gostei bastante, entrou para a minha wishlist. Beijos :)
    http://frases-perdidas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá, Juliana!
    Terminei esse livro essa semana, vou resenhar pro blog também.
    O Don me lembrou demais o Sheldon do seriado The Big Bang Theory. Tudo meticulosamente calculado, não entende ironias... sem querer, ele acaba sendo um personagem engraçadíssimo e isso faz dele único. O livro me deixou feliz também e o resultado do Projeto Pai é o que eu já imaginava hehe

    Beijos
    Rayssa
    http://diariosdleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Nossa parece ser ótimo esse livro! Quando eu tiver algum tempo quem sabe.
    Beijos ;*

    http://girlbeinggeek.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Parece ser muito bom, já coloquei na minha lista e espero comprar em breve.

    Bjos

    http://emmeumundodiferente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Gostei da resenha. O livro parece ser realmente bom.
    Te indiquei para responder a tag "Doenças Literárias".
    http://incontrolaveispalavras.blogspot.com.br/2014/03/tag-doencas-literarias.html
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. OI Juliana!

    Eu sempre ouvia falar desse livro por ai, mas nunca prestei atenção, nem sabia do que se tratava. Então hoje resolvi ler seu resenha e... MEU DEUS, eu preciso ler esse livro! Parece ser genial, além da capa lindíssima! Ele já entrou pra minha wishlist, rs.

    Amei a resenha!

    Beijinhos.
    Carol - Livreando

    ResponderExcluir
  11. Falam super bem desse livro e tenho muita vontade de ler
    Mas ainda não tive oportunidade
    Parabéns pela resenha

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oieee! Uaaaau! Não imaginava que era tão bom esse livro. Fiquei bem curiosa!
    Adorei sua resenha *.*
    Beijos flor ^^
    http://estoulendoo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Eu amo esse livro já li! E tenho sempre vontade de reler!! Sucesso p'ra seu blog!!

    http://little-fachionista.blogspot.fr/2014/03/make-up-week-meus-cilios-posticos.html

    ResponderExcluir
  14. Minha mas agradável surpresa de 2013! Amo o Dom , quero ler mais livros do autor :)
    Bjs
    http://expressaomodaeliteratura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir