Link1 Link2 Link3 Link4 Link5 Image Map

[Resenha] Ratos

Olá gente, tudo bem? Terminei de ler Ratos já fazem uns dias, mas fiquei tentando decidir o que falar sobre esse livro.. Li em algumas resenha que era perturbador e merecia nota máxima. Concordo em partes: é extremamente perturbador, mas até que ponto isso é bom? Esse livro tinha aparecido na TAG da semana passada (aqui), quando eu disse que tinha certeza que não iria me decepcionar.. bem, talvez eu estivesse errada.

Nome: Ratos
Autor: Gordon Reece
Editora: Intrínseca
Páginas: 240
Classificação: 3/5
Shelley e a mãe foram maltratadas a vida inteira. Elas têm consciência disso, mas não sabem reagir — são como ratos, estão sempre entocadas e coagidas. Shelley, vítima de um longo período de bullying que culminou em um violento atentado, não frequenta a escola. Esteve perto da morte, e as cicatrizes em seu rosto a lembram disso. Ainda se refazendo do ataque e se recuperando do humilhante divórcio dos pais, ela e a mãe vivem refugiadas em um chalé afastado da cidade. Confiantes de que o pesadelo acabou elas enfim se sentem confortáveis, entre livros, instrumentos musicais e canecas de chocolate quente junto à lareira. Mas, na noite em que Shelley completa dezesseis anos, um estranho invade a tranquilidade das duas e um sentimento é despertado na menina. Os acontecimentos que se seguem instauram o caos em tudo o que pensam e sentem em relação a elas mesmas e ao mundo que sempre as castigou. Até mesmo os ratos têm um limite.

Comprei esse livro porque me apaixonei pela capa. Não sabia absolutamente nada sobre a história quando comecei a leitura e estava esperando algo completamente diferente. Ratos é uma obra única, juro, acho muito difícil existir outro livro assim. É daqueles tipos de livros que você fica angustiado da primeira à última página e é extremamente perturbador.. se esse era o objetivo, com certeza deu certo.




Ratos é um thriller psicológico que eu não posso negar, foi muito bem escrito. Conta a história de Shelley, uma menina que não mudou muito com o passar dos anos e assim foi vítima de bullying. Não se engane, não era aquele bullying com xingamentos infantis, mas um super pesado, daqueles que te dão aflição somente de imaginar as cenas narradas. Mas apesar disso, a garota não reagia, pois afinal, ela era um rato. Perturbador o bastante ? Não para o autor.
Depois de sair da escola e se mudarem para uma casa isolada, Shelley e sua mãe finalmente começaram a ser felizes. Até que em uma noite tudo muda, as coisas ficam cada vez mais horripilantes e surreais, mesmo quando você pensa que não tem como ficar pior. A partir daí a história fica um caos e você não desgruda do livro até descobrir o final.

Saber o que aconteceu depois me fez pensar em como a aparência e o comportamento delas em relação a mim mudaram na mesma época. Sempre me perguntei se existia alguma conexão. Nossa aparência afeta nossa personalidade? Ou é a nossa personalidade que afeta nossa aparência? A pintura corporal para a guerra transforma um índio covarde em um guerreiro corajoso? Ou um guerreiro corajoso se pinta para mostrar sua crueldade? Um gato sempre parece um gato? Um rato sempre parece um rato?

Com o objetivo de mostrar que até mesmo ratos tem um limite, o autor tem o tipo de narrativa que te faz entrar na história e te deixa agoniado durante toda a leitura. Sim, isso é um ponto positivo.. Então por que eu fiquei desapontada ? Primeiro porque eu não estava esperando um tema tão pesado. Segundo porque as coisas são tão caóticas que ficam surreais, sem nenhuma moral, sem nenhum escrúpulo. Eu entendi a mensagem que ele estava querendo passar, de que a vida nem sempre é justa, que pessoas conseguem sair impunes, mas simplesmente não é o meu tipo de livro. 
Além disso, para mim, o final deixou bastante à desejar.. Não posso contar o porque (aliás, estou tendo dificuldades porque não posso falar quase nada sem colocar spoilers), mas não me agradou.

Mamãe fez o que ele queria, obedientemente. Afinal, ele sabia o que era melhor; era mais velho, era sócio na empresa, era homem. Como ela poderia ressistir, ainda que quisesse? Como um rato resiste a um gato? 

Se esse é o tipo de livro que você gosta, não deixe de ler porque com certeza deve ser um dos melhores dentro desse gênero. Mas se você gosta de histórias felizes, fantasias ou tem estômago fraco, não recomendo a leitura.
Enfim, essa é a minha opinião (confusa) sobre o livro.. Acho que ele tem muuitos pontos positivos e o autor com certeza merece os parabéns, mas ele foi tão bom em seu papel de deixar o livro perturbador que eu não consegui gostar do livro. Não sei se isso faz sentido, mas ok, rs.




E o que vocês acharam ? Já leram o livro ? Conseguiram entender o que eu achei sobre o livro ? Pretendem ler ? Comentem!
7

7 comentários:

  1. Já tinha visto esse livro por aí, mas nunca tive vontade de lê-lo. Mesmo assim, acho a capa maravilhosa (e eu sou dessas que lê pela capa haha) e amei a sua resenha. Parabéns!
    Beijos,
    Blog Monomaníacas

    ResponderExcluir
  2. Olá, estou seguindo e gostando muito do seu blog :)
    Poderia dar uma olhada no meu também? É um blog sobre livros/filmes/seriados/games. Espero que goste e siga se quiser (ou dê uma olhada no meu ultimo post haha), sei que é chato pedir isso, mas obrigada desde já ;)

    ResponderExcluir
  3. Acho que eu não conseguiria ler esse livro, além de ter o estômago fraco se eu ler algo muito pesado, forte ou medonho fico super perturbada e com insônia. Parece ser um livro assustador, eu não compraria esse nem pela capa, achei ela meio angustiante.

    http://rotinadafelicidade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Juju! Adorei a resenha! Parabéns linda!
    Deu pra entender perfeitamente a sua relação com o livro, todo leitor tem essa relação com pelo menos uma obra.
    A gente gosta muito de coo é contado, mas não do que é contado.
    Acho que esse seria bem o meu tipo de livro. kkkk
    Um beijo ;*

    Juliana . Oliveira
    http://trocandoconceitos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Gente, o que vai acontecer? Hahaha quero spoiler, adorei. (:

    Visite-nos!
    XOXO

    ResponderExcluir
  6. Oi Ju, fiquei bastante curiosa com esse livro. Ainda não li, nem tinha ouvido falar. Mas se vc achou tão perturbador assim, acho que autor escreve muito bem, né. Vou procurar... Beijos!
    www.viagensesquizofrenicasalua.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Uaal! Fiquei curiosíssima pra ler, mas parece bem pesado né? Tive que copiar algumas frases que você citou para minha lista, pode? hehe
    Beeijos,
    Adriana Carolina
    http://www.adrianacarolinamakeup.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir