Link1 Link2 Link3 Link4 Link5 Image Map

[Resenha] Questões do Coração

Olá leitores, estão conseguindo ler bastante nas férias ? Terminei mais um livro essa semana, Questões do Coração, mas demorei um pouco para escrever a resenha pois não sei o que falar, minhas opiniões são tão contrastantes que não consigo saber se gostei ou não.. Vou tentar passar um pouco disso para vocês.

Nome: Questões do Coração
Autora: Emily Giffin
Editora: Novo Conceito
Páginas: 432
Classificação: 3/5

Tessa Russo é mãe de dois filhos e esposa de um renomado cirurgião pediátrico. Apesar de todos os seus receios, ela recentemente abandonou sua carreira para se concentrar em sua família, na busca pela felicidade doméstica. Por fora, parece destinada a viver uma vida encantada. Valerie Anderson é uma advogada e mãe solteira de um garotinho de seis anos, Charlie, que nunca conheceu seu pai. Depois de muitas decepções, desistiu do amor e até mesmo das amizades, acreditando que é sempre mais seguro não criar muitas expectativas. Embora as duas vivam na mesma área de Boston, elas têm pouco em comum, com exceção do amor incondicional por seus filhos. Em uma noite, um trágico acidente faz suas vidas cruzarem-se de maneira inimaginável. 

Não posso contar muito mais sobre a história do que está na sinopse sem colocar spoilers. Tessa é uma mulher forte, casada com o cirurgião plástico pediátrica, Nick, e aparentemente tem o casamento perfeito, mesmo com o marido não podendo ficar muito tempo em casa por conta do trabalho. Mãe de dois filhos pequenos, Ruth (da qual eu não consegui gostar nem um pouco!) e Frank, faz de tudo para manter a sua família unida. 
Ao contrário, Valerie já passou por muitas experiências desastrosas, se tornando insegura e se fechando para se proteger de mais sofrimentos. Seu filho, o encantador menininho Charlie, é fruto de uma ilusão adolescente e nunca conheceu seu pai, porém, sua mãe fez tudo o que precisava para criá-lo sozinha, amando-o acima de qualquer coisa. 

Sempre que fico sabendo de alguém que passou por uma tragédia, não penso no acidente ou no diagnóstico, nem mesmo no choque inicial ou no posterior sofrimento. Em vez disso, encontro-me recriando os momentos corriqueiros que antecedem a tragédia. Momentos que compõem nossa vida, momentos que passaram desapercebidos e que, provavelmente, seriam esquecidos se não fossem os eventos que se seguiram. As lembranças anteriores à tragédia.

O livro é divido em capítulos, revesando entre Tessa e Valerie, sendo assim muito interessante por mostrar o ponto de vista de ambas simultaneamente. Esse foi o primeiro livro da autora que li, e acho que uma das suas principais qualidades é conseguir retratar a realidade. Nada de fantasias e finais felizes, só a pura e simples verdade, o que realmente aconteceria se os personagens fossem reais. Por isso você acaba se identificando com eles, se colocando no lugar, pensando o que você faria se tal coisa acontecesse, ou até mesmo lendo alguma experiência pela qual você já passou. Coração partido, dúvida, angústia, certo ou errado, raiva, perdão.. quem ainda não vivenciou alguma dessas coisas ? 

Mas, quanto mais tentava tirá-lo de sua cabeça, mais sentia falta dele e de tudo relacionado a ele. Seu nome iluminando a tela de seu celular, sua voz, suas mãos, seu sorriso. E, principalmente, sentia falta da sensação de que algo especial estava acontecendo em sua vida, de que ela era especial.

Outra qualidade é esse livro não ser NADA previsível. Quando li a sinopse fiquei pensando em milhares de possibilidades para a vida das duas famílias se cruzarem, mas não cheguei nem perto da verdade. O final também é extremamente surpreendente: tudo indica para uma coisa e, nas páginas finais, muda completamente. 



Como eu sou uma romântica sonhadora, fiquei um pouco desapontada com o final. Terminei a leitura e fiquei pensando que não era assim que tinha que terminar. Porém, percebi que é exatamente assim que termina a história vivenciada por tantas famílias, e acho que nesse aspecto a autora foi brilhante. Por isso demorei para escrever essa resenha, estava tentando aceitar que a vida não é sempre feita de finais felizes. 
É um livro que vale a pena ser lido. Ele parece um pouco grande, mas a leitura é bem fluída, e quando você se pega inconformado com toda essa história, não consegue parar de ler. Só vá preparado para ver a realidade e não uma história mágica de amor. 

PS: Para quem não sabe, Emily também escreveu o livro O Noivo da Minha Melhor Amiga, que virou filme. O irmão de Tessa em Questões do Coração, é Dex, o noivo do outro livro. Para quem é fã da outra história, recomendo a leitura, pois assim poderão saber o que aconteceu com esses personagens sete anos após o termino da anterior. 




É isso galera, o que vocês acharam da resenha ? Deu pra entender o que eu quis dizer ? Vocês já leram esse livro ? O que acharam ? Comentem!



18

18 comentários:

  1. Oii, não li o livro ainda, mas agora não posso me desviar da minha meta literária hahah
    Adorei a resenha!

    Beijos, visite o blog: http://umlivronaestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Juliana! Tudo bem? Eu tenho o livro "Questões do Coração", mas ainda eu não o li... Aliás, ainda não li nenhum livro da Emily Giffin, quero começar a ler algo dela pelo "livro certo" sabe?! Começar com algo realmente bom para eu me viciar nela como a maioria das pessoas que eu conheço hehe É uma pena que o final do livro tenha te desapontado, de qualquer forma, gostei bastante do que você falou e estou pensando seriamente em lê-lo nessas férias também! Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Adorei sua resenha! Eu vi o livro pra comprar algum tempo atrás,mas acabei levando comigo "A casa das Orquídeas" mas fiquei curiosa para ler essa historia por que eu sou o oposto de romântica hehe,vou procurar adquirir o livro assim que possível
    beijocas,
    http://imemoriavel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas pelo menos a sua aquisição foi ótima também.. A Casa das Orquídeas é um dos meus livros favoritos
      Leia sim, você vai gostar então (:
      beeijos

      Excluir
  4. Não gostei do livro por causa do final, na minha família aconteceu justamente ao contrario e eu pensei que iria acontecer isso no livro mas como você escreveu isso não acontece na maioria das famílias. Gostei da resenha apesar de não gostar do livro. Parabéns.
    Seguindo. Beijos!!!!

    http://follow-and-breath.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Juliana! Adorei a resenha e fiquei cheia de vontade de ler. Tantos livros e tão pouca eu. Enfim, eu amo o livro O noivo da minha melhor amiga, li quando era mais nova e lembro que entrei numa ressaca literária braba por causa dele. Fiquei ainda mais encantada pelo livro por saber que o Dex participa. Adora livros de autores que fazem isso. É bem parecido com Anna e o Beijo Francês e Lola e o garoto da casa ao lado da Stephanie Perkins.

    Enfim, queria te convidar também para fazer uma tag que eu criei com o Rainha dos Livros. O nome é Casais Literários. Dá uma olhada: http://www.youtube.com/watch?v=qHhbbL1daW4

    Beijos, AMEI O BLOG! Você escreve super bem.

    http://maravilhosasdescobertas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia o livro mas fiquei com curiosidade. Já comecei a seguir o seu trabalho no blog, continue!
    Também tenho um blog literário, o Rapaz dos 106 livros
    http://rapazdos106livros.blogspot.pt/
    espero a sua visita :)

    ResponderExcluir
  7. Ameeei a resenha & a capa do livro é lindaaaaaaa.
    Já to interessada em ler o livro e vou ver se encontro disponivel pra ler online ou baixar no tablet.
    Flor , seu blog está um amor e eu ameeei todos os posts que fazem referencia a livros.
    Já estou te seguindo , retribui ? Beijao ;*

    www.beijodacamyblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Adorei a resenha, devo confessar que pensava que a história do livro era bem previsivel.
    Fiquei com muita vontade de ler. Até mais.
    http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Eu ainda não li, mas fiquei com muita vontade depois de ler a sua resenha. É sempre bom ler um livro que não seja parecido com a maioria, que retrate mais a realidade e mostre que nem sempre acontecem finais feliz. Adorei a resenha e vou procurar um lugar pra comprar esse livro. Beijos..
    http://frases-perdidas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. O aplicativo é o 'Vsco Cam' hahaha. Já ouvi falar bastante desse livro, a capa é super linda *-* Gostei da rua resenha, estou curiosa para saber o que tem no final, pra saber porque você desapontada hahaha. Vou adiciona-lo na minha listinha de livros.
    Beijos ♥♥

    mylife-regina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Ah, to com vontade de ler. Gosto desses finais que nos deixam com essa sensação de que por mais que a gente achasse que DEVERIA acontecer algo, o que realmente aconteceu é o certo. Me deixa tão indignada, mas achando o livro incrível. Curti a indicação. <3

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  12. Oi Juliana..
    Adorei a sinopse do livro, pena que o meu negócio mesmo sao finais felizes, e sempre fico meio depressiva depois que leio um livro muito dramatico ou realista. Sou mais do tipo de conto de fadas!
    Parabéns pelo blog, esta lindo.

    Beijinhos,
    http://mypublicbookshelf.blog.com/

    ResponderExcluir
  13. Olá! Como vai?
    Ainda não li o livro e fiquei feliz por saber que é como um spin-off de O Noivo da Minha Melhor Amiga/Presentes da Vida. Sou o tipo de pessoa romântica puxada para o drama. Mesmo amando contos de fadas, finais felizes, etc. e etc., sou apaixonada por uma história realista, e acho que vou adorar essa. Que a verdade seja dita: nada é totalmente feliz. Adorei a resenha.
    Beijinhos,
    Karol.
    http://heykarol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá Juliana!
    Parabéns pela resenha, me deixou com muita vontade de ler Questões do Coração, afinal de contas parece ser surpreendente do começo ao fim! Gosto de histórias realistas, elas nos ensinam muito. Adorei o post, estou seguindo seu blog!
    Abraços,
    Luis Felipe
    http://www.cacadordehistorias.com/

    ResponderExcluir
  15. Oi Ju! Primeiro, adorei teu blog!
    Já estou seguindo e curtindo no FB! Vamos trocar figurinhas literárias por aqui <3

    Eu li esse livro um tempo atrás e menina, tive a mesma impressão que você.
    O final me frustrou muito porque também sou uma romântica incorrigível. Não gosto desses finais que fazem a gente pensar que todo mundo é assim, infiel e estamos todos destinados a passar por isso =/

    Adorei a resenha!
    Beijos ;*
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. já me deparei com o livro, achei a capa feinha, e nem li nada sobre, mas gostei. Quer dizer, uma história real é extremamente ótimo. O mundo está cheio de finais felizes, de irrealidade, então esse livro me interessou por isso. A história dele nem tanto, para falar bem a verdade...
    Beijos, E
    http://apenasmaisumaxicaradecafe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Esse livro beira muito a realidade, e mesmo ficando super curiosa pra saber o que vai acontecer, estou com o pé atrás. É muito triste, tipo, de chorar? Porque não estou em um época literária pra sofrer. hahaha
    Adorei a foto da capa, mas acho que não escolheram bem a fonte.
    Blog | Curte?

    ResponderExcluir