Link1 Link2 Link3 Link4 Link5 Image Map

[Resenha] O Hobbit

Fala galerinha do Depois de Um Livro, tudo bom? :)
Sou eu aqui de novo, o Henrique, pra falar de mais um livro que acabei de ler. Dessa vez, o famoso "O Hobbit".

Talvez eu esteja na mesma situação que muitas pessoas, que leu o livro depois de assistir os dois primeiros filmes da saga, então vou dar minhas impressões dos dois.

Nome: O Hobbit
Autor: J. R. R. Tolkien
Editora: Martins Fontes
Páginas: 282
Classificação: 4/5

Inesperadamente, Bilbo Bolseiro, um hobbit de vida confortável e tranquila no Condado recebe a visita de 13 anões e Gandalf que o arrastam em uma jornada através das montanhas e das terras ermas enfretando trolls, orcs, wargs, elfos para o resgate de um tesouro muito bem guardado por Smaug, o dragão. Bilbo se vê em diversas confusões e encontra algo que mudaria não só sua vida como de toda Terra-Média.



O livro foi escrito por Tolkien para seus filhos, o que dá para reparar mesmo por que a leitura é bem divertida. 

A história começa com o hobbit Bilbo Bolseiro sendo visitado por Gandalf, convidando-o para uma jornada inesperada. Esse começo de livro é muito bom, pois os hobbits no geral se orgulham de suas vidas pacatas e sem aventuras, porém Bilbo é um descendente Tûk (um pouco mais aventureiros que a média), o que gera vários duelos internos do pequeno ser.
No dia seguinte este hobbit é visitado por uma comitiva de anões, cena que é muito bem representada no filme (com as cantorias que os anões adoram), na qual é "explicado" ao hobbit a aventura que começa na manhã do dia seguinte!

A partir daí o hobbit e a comitiva de anões partem com Gandalf rumo a Montanha Solitária, onde reside o Dragão Samug hohoho :S.
Neste caminho todo os hobbits devem enfrentar Trolls, Gigantes de Pedra, Orcs (que são muito mais importantes no filme que no livro), Lobos da Floresta, a Prisão dos Elfos, tudo de forma muito divertida e emocionate.
As situações variam um pouco quanto à forma que ocorrem e como são resolvidas entre o livro e o filme, porém em ambos são muito bons, portanto recomendo que os futuros leitores assistam o filme e que os espectadores também experimentem a leitura :)

A edição que eu li tem uma diagramação muito legal, com a figura do mapa que é entregue aos anões e ilustrações dos acontecimentos importantes em cada capítulo haha



Eu ouvi de muitas pessoas que o livro do Hobbit é muito curto para se tornar 3 filmes (sempre com comparações com a trilogia do Senhor dos Anéis), o que reflete o maior detalhe descrito das aventuras de Gandalf nos vários momentos no qual ele abandona a comitiva, e uma possível (possível por que o terceiro filme ainda não ocorreu) guerra dos Orcs comandada por Sauron! :O 

Uma coisa que o filme muda é trazer para a telona alguns personagens icônicos da trilogia do Senhor do Anéis ou cria alguns, como Tauriel, para O Hobbit, sendo que eles não são mencionados em momento algum no livro. (Mas eu não vou contar quem são, pra que vocês descubram por si só)

Enfim, eu não li muitas críticas cinematográficas, mas a história se manteve fiel ao enredo central (no meu ponto de vista) e deu uma enchida de linguiça com alguns personagens e uma história paralela que vai se tornar importante no terceiro filme (o que enriquece a experiência e não me ofendeu em momento algum).

Assim, eu recomendo muito a leitura e que assistam o filme (até por que me deu uma boa base para imaginar as situações - ai vai de cada um ver se gosta destas interferências ou não haha).



Para terminar, eu estava visitando o site FailWars e achei um trailer de uma animação que a Warner fez após 4 anos da morte de Tolkien. Reparem nos elfos azuis, nas aranhas barbudas, nos anões que parecem os 7 anões na verdade e no Smaug que é uma mistura de Morcego com alguma outra coisa estranha haha, entre outras curiosidades clicando aqui. 

E vocês, o que acharam? Já viram o filme e leram o livro? Acham que algo ficou faltando ou algo foi demais? Comentem.


15

15 comentários:

  1. Parece ser um bom livro
    Gostei dos detalhes e da dica

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. O Hobbit é um livro que eu venho procurando à muuuito tempo!
    Eu sempre quis ler, depois de ver o filme então haha
    Amei a resenha!
    Beijoos!
    ps: seguindo (:
    http://btocadoslivrom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Assisti ao filme esses dias, fiquei com bastante vontade de ler! Adorei as resenha!! <3 Beijos e tenha uma ótima semana <3
    maluquice de garota
    página no face
    página no Twitter

    ResponderExcluir
  4. Eu ja li o livro e assisti o primeiro filme. O livro é excelente, mas eu nao gostei do filme nao. Eu achei que assim como o Senhor dos Aneis, eles mudaram muita coisa no filme - nao deixando inteiramente fiel ao livro.
    Mas eu adoro as historias de Tolkien,
    Bjs
    chocolatecomlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Amei a resenha, Parceira!
    Gostei da forma como em alguns pontos do livro, você comparava com o filme ;)

    Beijo!
    http://gatos-livros-chocolate.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Adorei sua resenha!
    Infelizmente não gosto do filme, portanto não conseguiria ler o livro :/
    Mas parece ser muito bom para quem gosta do gênero!
    Beijos,
    Ana M.
    http://addictiononbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Henrique, sua resenha veio na melhor hora! Esses dias meu irmão fez uma maratona do filmes do Senhor dos Anéis (que eu acho extremamente CHATOS, nem penso em assistir O Hobbit), e eu pensei: os filmes são chatos pq acho eles muito parados, mas a história parece ser tão boa, pq eu não leio os livros do Tolkien?

    Enfim, adorei sua resenha e ela me encorajou a ler O Hobbit!

    Seguindo o blog com o perfil do clubedas6 :)

    Beijos
    Débora - Clube das 6
    http://www.clubedas6.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo :)
      Eu gosto muito das duas histórias, mas a leitura do Hobbit foi muito leve e divertida para mim, espero que você também goste.
      Agora minha próxima meta é ler a trilogia do Senhor dos Anéis (que ja me falaram que é muito diferente do filme).
      No futuro eu farei uma nova resenha, quem sabe não te encoraja a ler também haha
      Beijos

      Excluir
  8. Estou na mesma situação que você, Henrique, vi os filmes, mas a diferença é que eu ainda não li o livro. Sei que ele é muito pequeno, que a história é bem curta e o Tolkien só a criou para contar para os seus filhos, então eu já imaginava que os filmes de "The Hobbit" colocariam personagens a mais e modificariam algo para, justamente, "encher linguiça". E, ao contrário do que eu esperava, estou gostando bastante disso! Não existe diretor melhor nesse mundo para levar as obras do Tolkien para as telonas do que o Peter Jackson e se ele quiser mudar alguma coisa da história, tenho fé que ainda continuará sendo bom hehe E é pelo fato do filme estar fazendo um sucesso enorme que eu estou ainda mais ansiosa para ler o livro! Enfim, adorei a resenha!
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jéssica,
      Sim, vai de opinião. Alguns amigos pessoais ficaram muito bravos com a aparição de uns personagens "nada a ver" nos filmes, mas pessoalmente eu curto as adaptações e sei que tem muito mais interesses numa produção cinematográfica do que se manter fiel a uma história. Então tento curtir o máximo dos dois haha
      Espero que você goste quando ler, comente aqui depois! ;)

      Excluir
  9. Nunca li nada de Senhor dos Anéis e também nunca vi os filmes. Então, também não me interessei em ver e nem ler O Hobbit, mas, confesso que ultimamente estou com certa curiosidade sobre esse livro.
    Espero primeiro ler, para só depois assistir o filme.
    Gostei muito da resenha, Henrique.

    Bjim!!!

    Tammy
    Livreando

    ResponderExcluir
  10. Que banner mais lindo o seu =D Adorei..
    Estou fraca nas leituras, preciso escolher um livro pra voltar a ler.
    cantinhodopoderfeminino.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Para falar a verdade, nunca me interessei pelo livro (ou pelos filmes). Mas agora vejo que foi um pré-conceito essa minha "repelência"! hahah Não conhecia a história, e agora posso falar que estou até interessada na leitura.
    Parabéns pelo post, Henrique! Parabéns pelo blog, Juliana!

    Que nós tenhamos um 2014 cheio de sonhos realizados e planos que vingaram!
    Beijão!
    www.enfimepilogo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oi guria.
    Bah! Eu adorei sua resenha porque tenho minhas paixões pela fantasia criado ,mas pensei que o livro seria TOTALMENTE diferente do que o livro.Pelo que interpretei o filme pelo menos se mantem fiel ao enredo principal , então perdemos pouca coisa.
    Bom, adorei seu blog (:
    http://romances-para-te-fazer-feliz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Ola ! Eu sou a Beatriz do Blog http://just--beatriz.blogspot.com.br/ e vim dizer você foi escolhida para participar da TAG Conhecendo a Blogueira , dê uma olhadinha la no blog !

    Beijos

    ResponderExcluir