Link1 Link2 Link3 Link4 Link5 Image Map

Harry Potter and the Sorcerer's Stone

Olá, tudo bem com vocês? Hoje já estou em São Paulo, então o blog vai voltar a ter atualizações diárias(se tudo der certo, rs). E o que é melhor para começar o ano do que Harry Potter ? Como alguns de vocês já sabem, eu estou participando do Projeto HP, primeiro porque sou uma fã apaixonada e segundo porque comprei uma coleção maravilhosa e estava louca para ler!
Então eu vou fazer uma resenha diferente para vocês, comparando o filme com o livro. Sim, vai ter spoilers! Se você estava em uma caverna e nunca leu nem assistiu Harry Potter, sinta-se livre para parar de ler (:
Conto com a opinião de vocês nos comentários para saber se estão gostando ou se devo mudar o tipo de resenha para os próximos livros da série, pode ser ? Então vamos lá..

Nome: Harry Potter and the Sorcerer's Stone
Autora: J. K. Rowling
Editora: Scholastic
Páginas: 309
Classificação: 5/5

Eu sou extremamente grata a esse livro, afinal, foi ele quem me trouxe para o mundo da leitura. Nesse primeiro volume, a autora quis nos apresentar esse mundo mágico, o que eu acho que deu super certo porque todas as crianças sonhavam em receber a sua carta para Hogwarts (não só crianças, ainda estou esperando a minha). Eu já li e reli essa coleção tantas vezes que já decorei cada palavrinha de alguns capítulos, então quis me aventurar na coleção em inglês para ver as diferenças..



O livro começa com um dia atípico da tão perfeitamente normal família Dusley (o que eu acho que teria sido legal mostrar no filme). Quando Vernon (e não Valter) vai ao trabalho, ele acha que vê um gato lendo um mapa na frente de sua casa, mas quando pisca, o gato está apenas parado. Também encontra pessoas vestidas de forma estranha na rua, aparentemente comemorando algo, o que o deixa incomodado. Além disso, corujas são vistas aos montes durante o dia, há uma chuva de estrelas cadentes e o pior de tudo: Vernon escuta os estranhos falando algo sobre os Potters e seu filho Harry. A Sra. Dusley, Petúnia, tinha uma irmã da qual eles tentavam manter o máximo de distância pela sua "estranhez". Ela se casou com James Potter (e não Thiago) e tiveram um filho, Harry, da idade do filho dos Dusley.
Vernon fica apreensivo com a conversa escutada, será que aqueles estranhos eram da "laia" dos Potters? Mas mesmo que fossem, o que isso poderia mudar na vida dele? Nada! Pois ele não poderia estar mais enganado. 

Naquela mesma noite, um estranho, Dumbledore, aparece e confirma as suspeitas do gato, que na verdade é a Prof. Minerva, sobre o que estava acontecendo o dia inteiro. Os pais de Harry haviam sido assassinados e o bebê estava sendo trazido para morar com os tios (os piores tipos de trouxas que poderiam existir) até ter idade o suficiente para entender o que havia acabado de torná-lo uma celebridade no mundo dos bruxos.

Onze anos sofridos se passaram na vida do garoto, que virou uma espécie de empregado dos tios e saco de pancadas do primo. A família ia ao zoológico, e por não ter onde deixar Harry, ele acaba indo junto, na promessa de não fazer nada de estranho. O problema é que coisas estranhas parecem acontecer ao redor de menino ele querendo ou não. Quando estava fugindo da gangue do Duda, misteriosamente ele apareceu em cima do telhado da escola; quando a tia Petúnia cortou o cabelo dele de um jeito ridículo, no dia seguinte parecia que nada tinha acontecido.. isso deixava os Dusley furiosos (acho que seria legal ter mostrado isso também no filme).
Durante a visita à casa dos répteis, Harry acaba fazendo amizade com uma cobra, e ao ser empurrado por Duda e seu amigo, acaba fazendo o vidro desaparecer em um segundo, ficando de castigo no seu armário por muito tempo.

Quando ele finalmente tem permissão para sair do "quarto", começam a chegar cartas endereçadas para o garoto, mas quem escreveria para ele? Aparentemente o tio Vernon tem uma ideia, e não quer que ele descubra de jeito nenhum, destruindo todas as cartas. O problema é que seja lá quem está mandando as cartas não desiste, e cada vez chegam mais, das maneiras mais criativas e inimagináveis (achei legal mostrar na versão estendida do filme as cartas chegando dentro dos ovos, como acontece no livro)
Como uma solução desesperada, o tio pega a família e parte para uma viagem com o objetivo de despistar o remetente das cartas. O problema é que elas sempre conseguem encontrá-los, não importa para onde vão. Quando estão em uma cabana no meio do nada, Harry se lembra que ele vai fazer aniversário dali à alguns segundos, quando a porta se abre em um estrondo e um gigante entra na casa.

O gigante é o amável Hagrid, que dá ao garoto seu primeiro bolo de aniversário da vida junto com a tão esperada carta. Desse modo, Harry descobre que é um bruxo e que vai para a melhor escola de magia do mundo. Acho que o filme pecou em não falar o porque de Hagrid não poder fazer magia, afinal isso é importante para o livro seguinte. Uma cena da versão estendida do filme que achei super válida foi os dois conversando no trem dos trouxas sobre dragões, já mostrando o interesse do gigante nessas criaturas (como no livro).
Da cabana eles seguem para Londres, em um lugar peculiar chamado Beco Diagonal onde encontram-se os materiais escolares para os alunos de Hogwarts. Harry descobre que os pais lhe deixaram uma pequena fortuna guardada e compra tudo o que precisa. Acho que ficou faltando no filme a placa do branco de Gringotes, que também é importante para a continuidade da história:
Entrem, estranhos, mas prestem atenção

Ao que espera o pecado da ambição,
Porque os que tiram o que não ganharam
Terão é que pagar muito caro,
Assim, se procuram sob o nosso chão
Um tesouro que nunca enterraram,
Ladrão, você foi avisado, cuidado,
Pois vai encontrar mais do que procurou.

Após as compras, Harry volta para a casa dos Dusley pois ainda falta um mês para o início do ano letivo em Hogwarts. Acho que faz muito mais sentido do que no filme, que ele já vai direto para a estação, porque assim o Hagrid teve tempo de esquecer de contar ao garoto como fazer para embarcar no trem. Tio Vernon o leva a estação quando o dia finalmente chega para poder rir da cara do sobrinho, afinal, não existe estação 9 3/4 não é mesmo ? Sorte Harry ter encontrado a família Weasley para mostrar a ele como embarcar no expresso. 
Logo nas primeiras horas de viagem, Harry faz amizade com Ron e os dois já passam a odiar Malfoy. No filme não mostra a briga, na qual Perebas é o grande herói. Conhecem também Hermione e Nevil, a garota sabe-tudo e o garoto desastrado que sempre perde o seu sapo. 
Os alunos chegam em Hogwarts e são selecionados entre as casas através do Chapéu Seletor. Acho que seria válido colocar a música do Chapéu no filme, porque eu acho elas muito legais (ele faz um a cada ano).. Então eu vou colocar aqui:

Ah, você podem me achar pouco atraente,

Mas não me julguem só pela aparência
Engulo a mim mesmo se puderem encontrar
Um chapéu mais inteligente do que o papai aqui.
Podem guardar seus chapéus-coco bem pretos,
Suas cartolas altas de cetim brilhoso
Porque sou o Chapéu Seletor de Hogwarts.
E dou de dez a zero em qualquer outro chapéu.
Não há nada escondido em sua cabeça
Que o Chapéu Seletor não consiga ver,
Por isso é só me porem na cabeça que vou dizer
Em que casa de Hogwarts deverão ficar
Quem sabe sua morada é a Grifinória,
Casa onde habitam os corações indômitos.
Ousadia e sangue-frio e nobreza
Destacam os alunos da Grifinória dos demais,
Quem sabe é na Lufa-Lufa que você vai morar,
Onde seus moradores são justos e leais
Pacientes, sinceros, sem medo da dor,
Ou será a velha e sábia Corvinal
A casa dos que têm a mente sempre alerta,
Onde os homens de grande espírito e saber
Sempre encontrarão companheiros seus iguais,
Ou quem sabe a Sonserina será a sua casa
E ali estejam seus verdadeiros amigos,
Homens de astúcia que usam quaisquer meios
Para atingir os fins que antes colimaram.
Vamos, me experimentem! Não devem temer!
Nem se atrapalhar! Estarão em boas mãos!
(Mesmo que os chapéus não tenham pés nem mãos)
Porque sou único, sou um Chapéu Pensador!


Uma coisa que eu achei falha no filme foi eles ignorarem complemente a existência do Pirraça, sendo que ele atrapalha os personagens em muitas aventuras do livro. Achei que eles também pecaram em não colocar o sonho do Harry no qual ele fala com o turbante do Quirrell (um dos professores), o qual quer que o garoto mude para Sonserina, pois esse é o seu destino.

Bom aí começam as aventuras em Hogwarts que eu não vou ficar contando tudo porque se não essa resenha não vai acabar nunca.. Acho que o filme poderia mostrar mais as brincadeiras de Fred e Jorge, dar mais destaque para Nevile como é feito no livro, mostrar mais partidas de quadribol (principalmente a que o Snape apita, tem cinco minutos, não ia custar nada, rs.)
Também todos que já jogaram o jogo sobre esse livro devem ter ficado bravos com a facilidade que o Dragão Norberto foi embora no filme.. era impossível levá-lo para a torre mais alta sem ser visto, rs.
O trio finalmente descobre o segredo da Pedra Filosofal e decidem que precisam pegá-la para protege-la de Voldemort. Nessa parte o filme foi bem fiel ao que foi mostrado, mas ocultou outras partes.. Na verdade eram mais desafios do que os mostrados na telinha. Tinha o trasgo morto do Quirrell e o desafio das poções de Snape (o que eu acho o mais legal e sempre fico tentando decifrar.. eles podiam ter colocado um desenho das garrafas no livro).
Chegando ao destino, Harry é surpreendido por encontrar Quirrell e não Snape, e mais uma vez fica cara a cara com Voldemort. A cena foi um pouco modificado no filme, mas em suma ficou bem legal. Na conversa com Dumbledore, senti falta da explicação do porque Snape odeia o garoto, o que também será importante nos próximos volumes.

Enfim, de qualquer jeito ambos são maravilhosos. Acho a escritora fantástica por ela já parecer ter tudo muito bem encaminhado quanto ao resto da história, pois tem coisas no primeiro livro que vão ser usadas nos outros (como a moto na qual o bebê Harry é trazido, a vizinha Sra. Finnegans com a qual os Dusley deixam o garoto quando querem sair, a habilidade de falar com cobras, sentimento de que Snape consegue ler mentes..).
Acho que o livro funcionou super bem e deixa o leitor ansioso para ler os próximos livros (eu ficava na porta do shopping esperando a Saraiva abrir para comprar os próximos volumes no dia do lançamento, rs).

Quando a leitura em inglês, achei bem tranquila. A tradução não mudou muito, a não ser pelo nomes, o que pra mim não faz sentido.. Porque mudar James para Thiago mas manter Crabbe?
A edição que eu li é linda, todo início de capítulo tem uma ilustração, a capa é emborrachada e a figura é diferente e bonita. Só fiquei chateada pela capa ser muito fina e mole, é extremamente frágil e acho que eles podiam ter caprichado um pouco mais quanto a isso.


Bom, o que vocês acharam ? Também são fãs de Harry Potter? Já se aventuraram a ler em outras línguas? O formato da resenha ficou bom assim ou vocês preferem de outro jeito ? Comentem!

11

11 comentários:

  1. eu amo Harry Potter ^^
    Ei,tem galeria do rock no blog ^^Dessa vez as sugestões de look é com bolsas de franja,vem ver?
    http://espacoteencomanaliasantos.blogspot.com.br/2014/01/galeria-do-rock-bolsas-com-franja.html
    beijos ♥

    ResponderExcluir
  2. Harry Potter eh tudo! hahah agora sobre os nomes... não sei se foi no pedra filosofal isso mas o nome do pai do Harry eh: James Tiago Potter. Agora, não sei quanto a ficarem utilizando Thiago nas traduções ao invés de James, mas Vernon - antes eu achava que era Valter em inglês mas depois que eu vi que não eh eu fiquei confusa! rsrs
    Adorei a resenha!
    bjs!
    http://chocolatecomlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Amo os filmes do Harry Potter! Nunca li os livros, mas pretendo comprar Harry Potter e a Pedra Filosofal em breve (:
    Gostei desse tipo de resenha, comparando o filme com o livro! Sempre tem algumas diferenças e é bom mostrar estas para nossos leitores!
    Beijos!
    livrosnaprateleirablog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Harry Potter é vida! Amei a resenha.
    Eu acho essa edição muito bonita, mas prefiro a com a capa branca *-*
    livros-e-nutella.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Adorei! Amo Harry Potter, cresci lendo os livros da série!
    Adorei seu blog, virei seu fã! rs... #seguindo
    visite o meu < http://www.mistermoura.blogspot.com/ >
    espero que goste!

    ResponderExcluir
  6. Sempre amei Harry Potter. Um dos meus livros favoritos!

    Beijos!
    http://crescendoemflor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. HP é tãããão legal, né?! Eu amo essa série! Ainda não li em outra língua, mas quero comprar essa coleção pq ela é linda demais, né?!
    Esse mês tb terá resenha de Pedra Filosofal lá no blog, pq eu tb estou participando desse projeto! :)

    http://maisumapaginalivros.blogspot.com.br/
    Mais Uma Página

    ResponderExcluir
  8. OMG! Ju, seu blog é lindo demais!!! Amei! Seguindo e estarei sempre por aqui! Beijooo!
    http://mygirlyandbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Ainda não assisti os filmes porque quero ler os livros antes, aliás acho que está mais do que na hora né? hahahaha
    Ótima resenha!
    Beijos

    Aline
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Muito boa a resenha comparativa, então a tradução do nome foi por que James sempre é traduzido pra Tiago no Brasil não sei a razão mas é sempre assim e Crabbe não tem tradução hehe, também queria a cena das garrafas pois não fez muito sentido a Hermione ter ficado pra trás por causa do Ronnie e depois ter ganho os pontos pra Grifinoria por sabedoria ela só ganhou os pontos por causa da prova das garrafas, ah eu amo o quadribol e também queria que aparecesse mais nos filmes

    bjos

    ResponderExcluir
  11. oi Jú, adorei sua visita no meu blog.
    Nossa sou louca por essa nova coleção, adorei as ilustrações e o box é o máximo, pena que não leio em inglês.. :/ Mas vou com certeza começar um curso, preciso urgente.

    Valeu
    Bjo
    Luh Costa
    http://bisbiblogando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir